PSA – O Que é? Para que serve?

 Atualmente na vida moderna, uma das mais importantes coisas na medicina é a prevenção das doenças. Na urologia, um dos mais frequentes tumores que afligem os homens é o Câncer de Próstata, que acomete um em cada seis homens.

Pelo seu comportamento de crescimento lento, uma das mais importantes ações é o seu diagnostico, o mais precoce possivel. Para isso, deve-se ter consultas periódicas, sendo importante a analise do PSA e do exame retal da próstata.

Dessa forma, poderá ser instiuido o tratamento específico o mais precoce possivel, para garantir resultados em alta percentagem de cura, desse tumor.

O Antigeno Prostático Específico ( PSA ), é uma proteina produzida na próstata, sendo isolada no sangue e líquido seminal, tendo função relacionada com aliquefação do esperma.

Além disso, o PSA é um dos mais importantes marcadores disponíveis para o diagnostico,  estadiamento e controle de cura dos pacienetes com tumores de próstata.

Sabemos que em cada grama de tecido da próstata com hiperplasia prostática benigna, aumenta o nível do PSA no sangue em cerca de 0,3 ng/ml. Por outro lado, o tecido de um tumor prostático produz cerca de dez vezes mais PSA, elevando assim em mais de 3 ng/ml dessa proteina no sangue, sendo portanto uma forma de se ter uma idéia da possibilidade de presença de um tumor na glandula.

Existem vários fatores que influenciam os niveis de PSA, sendo importante levá-los em consideração na hora do diagnostico clinico de doenças da próstata.

Estes fatores podem ser:

Exame digital da próstata: A analise do comportamento nos níveis de PSA apos este exame tem sido controvertido. Alguns trabalhos e estudos demonstram não haver diferença significante entre fazer ou não o exame prostatico previamente à colheita do sangue e outros tem resultados controversos. è importante lembrar que isso não se aplica quando existe uma massagem mais vigorosa.

Presença de prostatite e infarto da próstata: Infarto e infecções agudas da próstata causam elevação significativa nos níveis sanguineos do PSA, e que podem demorar cerca de quatro semanas para regredir.

Biópsia e ressecção transuretral: As biópsias e ressecções de próstata produzem elevação nos níveis de PSA, e as colheitas de sangue para este exame deverão ser feitas após um prazo de pelo menos um mes e meio. ,

Trauma prostático:  Algumas formas de trauma sobre a região perineal, tais como andar de bicicleta, ou esportes feitos sentados em bancos muito duros por longo tempo, podem apresentar elevação nos níveis sanguineos do PSA. Sen do ainda um assunto que por outros estudos apresenta-se controverso, é melhor não submeter-se a a tais traumas na época desses exames.

Medicamentos: Alguns hormonios e medicamentos podem influenciar o nível do PSA. Um dos medicamentos usados no controle da hiperplasia prostática benigna (HPB), a finasterida e dutasterida diminuem os valores do PSA em cerca de 50%. O médico deverá ser informado do uso dessas medicações para que se possa levar o valor para os níveis reais.

Texto com informes de Prof.Alberto Antunes