Publicações e Mídia

.

Livros editados e Capítulos de livros

 

   .Disfunção Sexual – Diagnóstico e Tratamento

Mario Paranhos, Miguel Srougi.A sexualidade tem sido vista, na história com olhares ora de curiosidade, ora de angústia, ora pecaminosos, ora de encanto e poesia, sempre envolvendo os sentimentos mais profundos da alma humana. Tão vasto repertório de visões explica porque a sexualidade passou de um período de enorme repressão, como o vivido no século XIX, para outro atual, de liberação e de compreensão mais racional da sua relevância para o bem-estar entre homens e mulheres de todas as culturas. Nesse novo contexto, reconhecer e corrigir as disfunções sexuais passou a representar uma obrigação de todos aqueles envolvidos com a prática médica mais grandiosa.No presente livro não serão encontradas respostas definitivas para todos os desvios que atingem a função sexual humana. Mas o valor ímpar dos textos apresentados por cada co-autor certamente iluminarão muitos profissionais.    .
.Prostática: Técnicas e Truques
Mario Paranhos, Alberto Azoubel Antunes e Marcos Dal’Óglio.Nós autores, pensamos em escrever este livro, com as técnicas cirúrgicas usadas para o tratamento da hiperplasia Prost[ática benigna, pois sabemos que todo trtatamento médico é uma interação entre o paciente e o seu médico. Nisso o profissional pode ser como vários remédios, que têm seus efeitos vantajosos ou adversos sobre a ávida dessas pessoas.Esperamos que o leitor tenha neste livro uma completa visão sobre o tratamento cirúrgico da próstata e que possa ter mais recursos para percorrer seu caminho em direção ao principal elemento da vida médica: A ajuda ao paciente em seu sofrimento.  .
 
   .Patologias Urológicas da Bancada ao Leito
Katia Ramos Moreira Leite, Miguel Srougi Srougi.A Série da Pesquisa à Prática Clínica; idealizada desde que presidíamos a Comissão de Pesquisa dos LIMs; pretende atingir o médico ou profissional da área com uma linguagem translacional; transferindo da bancada ao leito; o conhecimento gerado pelas nossas pesquisas. Portanto; acreditamos que esse conjunto de livros suprirá uma lacina de cominicação; traduzindo os nossos achados publicados em revistas para uma linguagem que possa auxiliar no trabalho diário dos profissionais da área da saúde; especialmente dos médicos; tanto pertencentes ao nosso complexo; como aqueles que acreditam que os conhecimentos gerados no HC-FMUSP serão capazes de nortear sua prática profissional diária.Capítulo – Descobertas e promessas no tratamento da disfunção erétil.
 .Urologia no Consultório
 Ernani Luis RhodenEste livro foi concebido com a intenção de reunir as condições clínicas encontradas mais frequentemente no consultório do urologista. Apresenta de forma clara e didática, as principais afecções urológicas. Capítulo –  Disfunções Ejaculatórias e do orgasmo.
 
  Câncer – Uma Visão Multiprofissional
Vera Anita Bifulco, Hézio Jadir Fernandes Júnior, Alessandra Bigal Barboza

A especialidade oncológica e seu inerente caráter multidisciplinar é o tema desta obra, idealizada pelo Instituto Paulista de Cancerologia (IPC). A proposta dos organizadores foi abordar os diversos problemas enfrentados pelos pacientes com câncer. Este livro contém 26 capítulos que esclarecem sobre a oncologia clínica, a cirurgia oncológica, a radioterapia, a fisioterapia, a nutrição, a odontologia, bem como a importância do fonoaudiólogo e do farmacêutico, a dor e a depressão, a psico-oncologia, a epidemiologia do câncer e os desafios dessa prática multiprofissional. Escrito para orientar médicos e estudantes de medicina, com uma linguagem clara e objetiva, também permite a compreensão pelo leitor não especializado que busca um esclarecimento mais amplo sobre o assunto.

Capítulo – Neoplasias Urológicas

.

  .Guia Farmacológico do Hospital das Clínicas da FMUSPElaboraçãoComissão de Farmacologia da Diretoria Clínica e Divisão de FarmáciaInstituto Central HC-FMUSPNa pratica médica é essencial o uso de guias, de consulta rápida e prática. Capítulo- Medicamentos Urológicos  guia
  Clínica Cirúrgica 2 volumes – Faculdade de Medicina HC-FMUSP
Samir Rasslan, Joaquim José Gama-Rodrigues, Marcel Cerqueira Cesar Machado.Os profissionais da área cirúrgica desta Instituição elaboraram a obra Clínica Cirúrgica com o objetivo de padronizar condutas e retratar a experiência brasileira nas diferentes patologias cirúrgicas.Todos os profissionais que se dedicam à medicina, estudantes e residentes se beneficiarão da experiência ímpar aqui retratada de forma clara, concisa, com tabelas, gráficos, ilustrações e fotografias abundantes que tornarão sua leitura bastante fácil e agradável.Capítulos  – Disfunção Sexual Mascullina 
                 –  Próteses  Penianas..
.Sexualidade Feminina
Moraes Horta AL de, Ramos Feijó MNeste livro, o assunto da sexualidade é visto de forma multidisciplinar com a oportunidade de seus leitores ter varias opiniões diferentes sobre este tema por demais interessante para a sociedade.Capítulo- Disfunção Erétil: visão prática do urologista para o diagnóstico e tratamento ..
 
   .Urologia Prática
Nelson Rodrigues Netto Junior.Este livro sobre as bases da Urologia e suas subdivisões foi especialmente proposto para o aluno, pós-graduando ou residente de cirurgia geral ou da própria especialidade. Escrito de forma objetiva e contendo informações de cada subárea urologia geral, litíase, uroginecologia, infertilidade, impotência, tumores, urologia infantil etc., é um recurso de consulta, aprendizado e atualização. ‘Urologia Prática’ reúne, nesta 5a edição, contribuições de inúmeros docentes de diversas universidades e escolas de medicina brasileiras. O livro destaca modelos diagnósticos e procedimentos eficazes e inovadores, como a laparoscopia e as cirurgias minimamente invasivas, ao mesmo tempo em que discorre sobre os fundamentos das principais afecções urológicas. Ao final de cada capítulo, os autores apresentam uma relação de endereços específicos para consulta na Internet, além de leituras sugeridas para aprofundamento do tema.Capítulo.- Hemospermia.
 .Diagnostico e Tratamento – Volume 3
Antonio Carlos Lopes.Na prática médica, têm-se como objetivo primordial o diagnostico preciso e o tratamento adequado. Este binômio envolve conhecimentos de etiopatogenia e fisiopatogenia  não podendo contudo, deixar de salientar a importância da sensibilidade do médico, do mister de sua função.Capítulo – Candidiase Urinária .
 
 
Guia de Urologia
Luciano João Nesrallah, Marcos Dall´Oglio, Miguel Srougi, Valdemar Ortiz.Este guia apresenta as infecções e as inflamações do trato geniturinário, como a infecção urinária, uma das mais frequentes doenças observadas em medicina. Aborda as prostatites e as doenças sexualmente transmissíveis, as disfunções miccionais (incontinência urinária, bexiga do idoso e a neurogênica) e as doenças que acometem a próstata. Na seção de Oncologia, são descritos sistematicamente os tumores urológicos, seus diagnósticos e suas condutas. Este trabalho também trata da questão da urologia pediátrica e do avanço intenso do transplante renal, do trauma urológico e da litíase urinária, sob o ponto de vista urológico, e finalmente da avaliação do paciente urológico e da conduta da enfermagem na prática urológica.Capítulo – Tumores de testículo na infância.
 

Ginecologia baseada em casos clínicos 
Edmund Chada Baracat e Nilson Roberto de Melo

 

É o primeiro livro brasileiro de casos clínicos em Ginecologia e foi organizado pela Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Contém 123 casos de diversas áreas da especialidade, que foram agrupados em trezes seções.
Com mais de 260 imagens, a obra apresenta questões de múltipla escolha ao final de cada capítulo

Capítulo – Disfunção Sexual  Masculina

 
Livro AMB - web Atualização em Emergências Médicas. 

Edmund Chada Baracat, Leonardo da Silva, Florentino de Araujo Cardoso Filho.
Dentre as urgências que se apresentam na prática médica, as doenças urológicas ocupam um lugar de grande importância, e neste livro são abordadas de forma didática e bastante elucidativas.Capitulo: Urgências Urológicas não traumáticas

 

Prêmios e Títulos

 

  • Título de Especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia e Associação Médica Brasileira – 1983.
  • Título de Doutor em Urologia, pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil
    Tese – Reconstrução do colo vesical em prostatectomia radical: estudo randomizado sobre o papel da eversão da     mucosa vesical, Ano de obtenção: 2003. – Orientador: Prof. Dr. Miguel Srougi.
  • Título de Especialização em Administração Hospitalar. Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Profissional – 1994.
  • Moção e Congratulações e Aplausos, Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo, Sâo Paulo – 2002.
  • Voto de Jubilo e Louvor, Câmara Municipal de São Paulo.- 2002. –
  • Melhor tema livre, Associação Paulista de Medicina, departamento de Urologia – Associação Paulista de Medicina. – 2004
  • Premio Prof. Eric Roger Wroclawski – Ciências Básicas, Hospital Albert Einstein. – 2009.
  • Melhor tema livre – Congresso da Sociedade Latino Americana de Medicina Sexual. – 2009
  • Membro Correspondente Internacional da Sexual Medicine Society of North America.- USA
  • Membro da International Society for Sexual Medicine, USA.
  • Membro e coordenador de Farmacologia em Urologia da FMUSP

 

Membro de Corpo Editorial

 

  • Periódico: Boletim de Informações Urológicas da Sociedade Brasileira de Urologia SP – 1997/2003
  • Periódico: Sinopse de Urologia – UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
  • Periódico: SBU on line – co-editor
  • Uronews, programa da Sociedade Brasileira de Urologia on line – Medicina Sexual
  • Súmulas das Reuniões Clínicas da Disciplina de Urologia, FMUSP – coordenador

Artigos Publicados em Periódicos Científicos

 

  • Hiperplasia Prostática Benigna, Prática Hospitalar, volume XIV, pag 66 – 2012.
  • Prosthesis Implantation in an Academic Institution in Latin America. International Braz J Urol , v. 36, p. 591-601, 2010.
  • New Access for Implantation of a Malleable Penile Prosthesis During Perineal Radical Prostatectomy. UroToday International Journal, v. 03, p. 2010, 2010.
  • Disfunção sexual masculina. Urologia Contemporânea, v. 19, p. 06-17, 2010.
  • Preliminary findings from a new animal model for Peyronie s disease involving extracorporeal shock waves. BJU International , v. 103, p. 1104-1106, 2009.
  • The prevalence of erectile dysfunction among Brazilian men screened for prostate cancer. BJU International , v. 104, p. 1130-1133, 2009.
  • Erection induced by Tx2-6 toxin of Phoneutria nigriventer spider: expression profile of genes in the nitric oxide pathway of penile tissue of mice..Toxicon (Oxford) , v. 06, p. 793-801, 2009.
  • Complicações nos Implantes de Próteses Penianas: Como prevenir e tratar. Urologia Contemporânea, v. XV, p. 150-160, 2009.
  • Cavernous Nerve Reconstitution with the use of bone marrow stem cells and erectile function evaluation: an experimental animal study. Einstein (São Paulo), v. 7, p. 415-420, 2009.
  • The role of BPH, lower urinary tract symptoms, and PSA levels on erectile function of Brazilian men who undergo�
    prostate cancer screening. The Journal of Sexual Medicine, v.5 1702-1707, 2008.
  • Penile Erection Induced in vivo by a prurified toxin from the Brasilian Spider Phoneutria nigriventer. BJU International , v. 102, p. 835-837, 2008.
  • Escoto Agudo. Revista de Medicina (USP), v. 87, p. 178-183, 2008.
  • Perineural invasion by transitional cell carcinoma of the bladder in patients submitted to radical cystectomy: What is the prognostic value?  Brazilian Journal of Urology, v. 33, p. 161-166, 2007.
  • Medicamentos usados no tratamento da disfunção erétil na atualidade. Indicações, usos e complicações. Prática Hospitalar, v. IX, p. 188-191, 2007.
  • Salvage Radical prostatectomy: an alternative treatment for local recurrence of radioresistant cancer. Jornal Brasileiro de Urologia, v. 32, p. 550-556, 2006.
  • Study of the efficacy of Korean Red Ginseng in the treatment of erectile dysfunction.. Asian Journal of Andrology ,  jul,  2006.
  • Microvascular invasion is an independent prognostic factor in patients with prostate cancer treated with radical prostatectomy.. International Braz J Urol , v. 2006, p. 668-675, 2006.
  • Prognostic value of the percentage of positive fragments in biopsies from patients with localized prostate cancer. International Braz J Urol , Rio de Janeiro, v. 31, n.1, p. 34-41, 2005.
  • Pathological extension of prostate cancer as defined by Gleason score on biopsy. . International Braz J Urol , Riode Janeiro, v. 31, n.4, p. 326-30, 2005.
  • The influence of bladder neck mucosal eversion and early urinary extravasation on patient outcome after radical retropubic prostatectomy: a prospective controlled trial. BJU International , v. 95, n.6, p. 757-60, 2005.
  • Interactions between Lower Urinary Tract Symptoms and Cardiovascular Risk factors determine distinct patterns of Erectile Dysfunction: a Latent Class Analysis.J Urol. 2013 May 28. pii: S0022-5347(13)04413-3. doi: 10.1016/j.juro.2013.05.048. [Epub ahead of print]
  • Risk Factors for Male Lower Urinary Tract Symptoms: The Role of Metabolic Syndrome and Androgenetic Alopecia in a Latin American Population. Urology. 2013 May 1. pii: S0090-4295(13)00303-8. doi: 10.1016/j.urology.2013.03.001. [Epub ahead of print]

 Publicações na Mídia,

 

  •  Análise de Trabalho Científico – Melhora na duração da ereçao com o tratamento com o inibidor da fosfodiasterase tipo5.0,  estudo endurance. São Paulo 2009.
  • Disfunção Sexual. –  Idmed, 2009 (Artigo em site ).
  • Ejaculação Precoce – Idmed 2009 (Artigo em site).
  • Câncer de Próstata – Idmed 2008 (Artigo em site).
  • Coordenador Médico de site e vários projetos de educação continuada.
  • Integrante da Comissão Executiva do 1st World Summiton Kidney Surgery – Cleveland Clinic, Ohio – USA.
  •     CD Didático, demonstrando a implantação de Prótese Peniana passo a passo.
  • analise especAnalise do Especialista, de trabalho científico do Congresso Europeu.

 

  • Comentários e analise do trabalhoPygeum africanum extract for the treatment of patients with benign prostatic hyperplasia:
    A review of 25 years of published experience. Current Therapeutic Research. 1995;56:796-817

 

 Vídeos

 

.

Entrevista ao canal de TV Record News, sobre Disfunção Erétil e seu Tratamento

Parte I e Parte II

I

Implante de Prótese Peniana Inflável

Mostra de forma bastante didática como é feita a cirurgia de implante de uma prótese peniana inflável.

 

Entrevista Sobre Sexualidade, TV UNISA, com Dr. Mauricio Hachul.

 

 

Artigos em Jornais,  Revistas  

  • Cardiopatas podem usar drogas contra os problemas de ereção. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 02 – 02, 07 abr. 2010.
  • Orientações sobre testículo. Mundo Estranho, São Paulo, p. 46 – 47, 01 abr. 2009.
  • Disfunção Sexual e doenças cardíacas. O dia, São Paulo, 12 maio 2007.
  • Problemas de ereção podem ser sintomas de doenças cardíacas. Diário de São Paulo,